DUAS CORES: UMA NAÇÃO!!!!
O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, já existe há 43 anos, mas só agora é que está sendo conhecido pelos brasileiros. Um duelo travado entre dois bois de pano, um vermelho e um azul, respectivamente Garantindo e Caprichoso, tornaram a cidade de 100 mil habitantes, distante de Manaus 370 km, palco do folclore e cultura regional. Tudo cercado pelos mistérios e lendas amazônicas.
São três noites de muito encanto e beleza, tudo realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Os artistas plásticos parintinenses há anos são importados pelas escolas de samba do eixo Rio-São Paulo, mas somente agora o Brasil começou a conhecer a criatividade desse povo simples, mas extremamente inteligente e hospitaleiro. As lindas paisagens e o calor de quase 40º da Ilha Tupinambarana, assim como é conhecida a cidade de Parintins em todo o Amazonas, só aquece e motiva os torcedores e simpatizantes dos dois bois.
Durante os três dias de festa, o vermelho e o azul tomam conta da cidade. A rivalidade que envolve as duas agremiações só é registrada dentro da arena, chamada de bumbódromo. Fora deste espaço, apesar dos brincantes não pronunciarem o nome do boi adversário e das inúmeras brincadeiras, não existem brigas e nem desentendimentos. O respeito vale também para as apresentações, quando um boi está evoluindo na arena, a torcida do outro fica em silêncio e vice-versa. Uma grande lição de cidadania.
As agremiações além de realizarem um belo espetáculo, levantam unidas a bandeira da preservação da floresta Amazônica em suas apresentações. Ambas usam materiais recicláveis e penas artificiais na confecção de fantasias e alegorias. Pela segunda vez consecutiva, o azul prevaleceu em Parintins e o Boi Caprichoso sagrou-se bi-campeão do 43º festival de 2008.
Este ano, pela primeira vez, o festival foi exibido na íntegra em todo território nacional pela Rede Bandeirantes de Televisão. A festa que transforma duas cores em só uma “Nação”, a da cultura, atrai mais de 100 mil pessoas por ano. A festa muito conhecida internacionalmente, somente agora ficou acessível a todos os brasileiros. Parabéns a emissora pela transmissão, iniciativa e pelo respeito dado a esse grandioso espetáculo e ao povo parintinenses. Os amazonenses, como eu, agradecem!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta aí: